quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que é Psicopedagogia?

O que é Psicopedagogia?
Muitos pais me questionam O que é Psicopedagogia? É uma mistura de Pedagogia e Psicologia?
Nós podemos dizer que não! Enquanto a Pedagogia se ocupa do Método (o que, como e quando ensinar), a Psicologia cuida das emoções, a Psicanálise cuida da afetividade,... a Psicopedagogia é uma área de estudos específica que tem o seu próprio objeto de estudos:  o sujeito em situação de aprendizagem, como diz Fernandez "o sujeito aprendente".
Sabemos que a aprendizagem não se dá somente nos bancos escolares. Em todos os momentos de nossa vida estamos elaborando, re-elaborando informações e conhecimentos, estamos (ou deveriamos estar) construindo aprendizagens.
Intencionando tratar e "curar" ou prevenir dificuldades de aprendizagem a Psicopedagogia recorre a diversas áreas de estudos (ou disciplinas) tais como Medicina, Psicanálise, Antropologia, Neurologia, Pedagogia, Psicologia, etc. Deste modo, fazendo uso deste aparato multi e interdisciplinar, a Psicopedagogia vem contribuir para a construção do sujeito pensante, autor que "vive, sente, ama e proclama sua liberdade de Ser estar e viver, no eterno presente, no eterno agora" (Alves, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário