quarta-feira, 13 de outubro de 2010

“to caminhando”

Tenho conversado com muitas pessoas que coincidentemente têm falado assim: “tá difícil”, “ta muito difícil”, “to indo”, “to caminhando”…
Pensando nessas pessoas em meus momentos de oração, apresentando-as a Jesus, assim como apresento as situações que vivo e assim por diante, comecei a refletir na situação específica de cada delas. De fato, são situações difíceis e muitas bem delicadas. Dentre todas ouvi uma que me chamou mais a atenção: “Você não faz ideia porque não é você que está no meu lugar!” E eu disse que fazia sim, que eu me colocava no lugar dela, mas ao mesmo tempo tinha a certeza de que mesmo tentando me colocar no lugar, me compadecer, realmente pra cada um o peso é diferente. Alguns conseguem mesmo diante de uma fatalidade, de uma doença, manter o entusiasmo, o ânimo, a alegria, mas outros não. Inclusive é muito importante saber respeitarmos o que aqueles que estão ao nosso redor vivem, porque pode ser que pra mim e pra você o problema do outro não tem tanta importância para nós, e muitas vezes, pode acontecer de ignorarmos pessoas que estão apenas precisando ser ouvidas.
Quem dera termos poder de transformar todos os sofrimentos em alegria! Eu até gostaria, mas sei que muitas coisas só Deus pode! Deus tudo pode! O que eu posso é ser colaborador, portador da bênção de Deus na vida desses que sofrem, que não conseguem reagir.
Quantas vezes já me senti assim também “ta difícil”, “to indo”, “to caminhando “…E graças a Deus quando não tive forças para reagir sempre aparecia por perto uma pessoa com palavras que me faziam melhor, pessoas que com seu jeito de ser me levavam pra Deus.
Aprendi nesse tempo que eu posso tudo o que estiver ao meu alcance, como conversar, rezar pela pessoa, ajudar essa pessoa a ser mais positiva, porém, quando percebo que de maneira alguma a coisa anda, aí precisamos recorrer à ajuda de Deus porque somos pessoas humanas e não podemos preencher na vida dos outros o que somente Deus pode fazer.
Uma dica é sempre dialogar com essas pessoas que vivem situações assim, de não saberem administrar seus sofrimentos interiores somando com todos os outros fatores externos pra saber como anda sua vida com Deus. Porque quando nos afastamos de Deus, automaticamente um desânimo vem sobre nós, um vazio vai tomando conta do nosso ser, vamos perdendo a noção de muitas coisas, ficamos irritados, impacientes, estressados e aí tudo pode complicar mais e até muitas doenças podem surgir.
Temos duas opções: ou ajudamos a pessoa EM DEUS, ou corremos o risco de tentar dar de nós mesmos a elas e isso é muito perigoso. Não podemos dar o que não temos.
Para ajudar uma pessoa e para que essa ajuda tenha sucesso, é preciso dar o Deus que está dentro de nós e não a nós mesmos.
Não vamos dar brechas aos sentimentos de pessimismo e não busquemos ajuda com pessoas que não possam nos ajudar. Vamos buscar ajuda com pessoas que possam transbordar para nós o amor e a presença de Deus.
Tudo vai melhorar em nossas vidas se caminharmos assim. Mesmo que as situações ainda pareçam difíceis, que você diga “estou caminhando”, “estou indo…”, mas que seja um caminhar em direção a Deus e um estar indo ao encontro do Deus que pode todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário